Instituto InterCement reúne 15 representantes de municípios para tratar a importância da primeira infância

Realizado em Guarulhos, SP, o encontro teve o objetivo de fortalecer a Semana do Bebê, ação que acontece há sete anos e que já é legislação em 13 municípios brasileiros

A partir de sete edições que trouxeram um legado de 13 legislações municipais para a Semana do Bebê, movimento intersetorial e interdisciplinar de valorização da primeira infância – fase que contempla desde a gestação até os seis anos de idade – o Instituto InterCement reuniu em Guarulhos, SP, nos dias 13 e 14 de março representantes de 15 municípios para tratar da temática e fortalecimento das ações para 2019. O evento também teve como objetivo ajudar a alocar mais verbas públicas à questão. Segundo estudo da Rede Nacional da Primeira Infância, estima-se que apenas 0,3% dos recursos do PIB brasileiro são destinados aos cuidados da fase.

O encontro reuniu 43 profissionais que atuam como voluntários em parceria com órgãos públicos e a InterCement em suas localidades, entre as regiões presentes estavam Bodoquena (MS), São Miguel dos Campos (AL), Santana do Paraíso (MG), Pedro Leopoldo (MG), Ilha do Bispo (PB), Ijaci (MG), Campo Formoso (BA), Candiota (RS), Nova Santa Rita (RS), Conde (PB), Itaoca (SP), Apiaí (SP), Cajati (SP), Cezarina (GO). Também estiveram presentes durante as atividades psicólogos, professores, enfermeiros, médicos, responsáveis pelas secretarias de saúde dos municípios, engenheiros civis e ambientais além de responsáveis pelas assistências sociais de suas cidades.

“Temos muito orgulho de dizer que o Instituto InterCement promove ações que fazem a diferença na sociedade em que estamos presentes. Mais do que isso, atuamos como catalizadores entre sociedade e poder público em cada região”, afirma Carla Duprat, diretora do Instituto InterCement. “Também nos orgulha contar com 60% dos funcionários da companhia envolvidos em atividades continuadas de voluntariado. É a crença de acreditar na transformação”, conclui a executiva.

Parceiros estratégicos da InterCement também estiveram presentes promovendo palestras e debates com o objetivo de tirar dúvidas e ajudar a aprimorar o desenvolvimento sustentável das regiões. Entre os palestrantes estiveram Marina Fragatta Chicaro, da fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que abordou a importância das ações aplicadas no cuidado com a primeira infância e como deve ser realizado o monitoramento, e José Mario Carneiro, da Oficina Municipal, que apontou os principais desafios e cuidados na gestão para implementar ações junto ao poder público. Ao final, Itamar Batista, da Childhood, promoveu uma importante dinâmica apontando as ações tomadas com crianças e jovens que sofreram abuso sexual, abordou o programa Mão Certa, também realizado em parceria com a InterCement, e a Lei 13.431/17, que enfatiza a escuta especial para criança, visando o melhor tratamento e menor trauma.

Além das palestras, o evento contou com visita técnica à Unidade dos Maristas, em São Miguel Paulista, um instituto que atende cerca de 400 crianças e adolescentes. No local, os representantes puderam trocar experiências sobre quais são as principais ações com a primeira infância em cada cidade.

Sobre o Instituto InterCement
O Instituto InterCement, criado em julho de 2015, é responsável pelas estratégias de investimento social privado da InterCement, desenvolvendo, em conjunto com os municípios, iniciativas que visam apoiar as potencialidades locais contribuindo para o desenvolvimento comunitário. Todas as iniciativas sociais buscam equilibrar os aspectos econômico, social e ambiental, além de promover o fortalecimento dos vínculos comunitários. A articulação em cada cidade se dá através dos Comitês de Desenvolvimento Comunitário (CDCs), que contam com representações do poder público, sociedade civil e empresas. O objetivo é desenvolver o empoderamento das pessoas e comunidades, de forma a “fazer diferente e fazer a diferença”. www.institute.intercement.com

Sobre a InterCement
A InterCement é uma empresa brasileira com atuação global. Com sede em São Paulo, a companhia passa a contar com 35 fábricas de cimento e moagens distribuídas por seis países na África e América do Sul, incluindo a Loma Negra, a maior cimenteira da Argentina, onde possui controle acionário. Fundada em 1967, a empresa tem como missão “Crescer e desenvolver-se em conjunto com clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas e comunidades, direcionados por inovação, sustentabilidade e excelência operacional” e promove desenvolvimento local nas comunidades em que se insere por meio da ampla atividade do Instituto InterCement.

www.intercement.com
institute.intercement.com

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
FSB COMUNICAÇÃO
– (11)3165-9561 – intercement@fsb.com.br

Voltar