InterCement desenvolve novo fertilizante 100% biodegradável a partir de resíduos de microalgas

Realizado em parceria com a startup Algae, fertilizante será lançado em pequena escala comercial na ABISOLO, dia 11 de abril

Para ajudar cada vez mais a diminuir a emissão de poluentes no meio ambiente, a InterCement em parceria com a startup Algae desenvolveu um novo fertilizante 100% biodegradável a partir de resíduos de microalga. Denominado como Cellagro, o produto possui capacidade estimada de gerar 20% a 30% mais fertilidade e também agir como um imunoestimulante a grãos como o da soja, milho entre outros cultivos. O produto será lançado em pequena escala comercial a partir do dia 11 de abril, na ABISOLO.

“Desenvolvemos um conceito de economia circular, onde o objetivo é pegar um efluente e valorar até torná-lo um produto novamente. O projeto com microalgas é pioneiro no Brasil e temos o objetivo de avançar e desenvolvê-lo em larga escala nos próximos anos”, esclarece Sergio Goldemberg, diretor da Algae Biotecnologia.

Para chegar a este processo, a InterCement investiu durante os primeiros quatro anos, cerca de R$ 5,6 milhões que foram destinados para compras de equipamentos laboratoriais, financiamento de bolsa de estudos, construção de biorreatores em escala pré-piloto e pagamento dos pesquisadores envolvidos.

Os pesquisadores da InterCement desenvolveram um sistema de biofixação de CO2 por meio do cultivo de microalgas e cianobactérias. Estas microalgas têm alta eficiência fotossintética e são fixadoras de CO2 com capacidade de absorção 10x maior do na produção de cana de açúcar, uma vez que todas as células do seu corpo tem capacidade de realizar a fotossíntese.

Realizado em Holambra no interior de São Paulo, em uma área de 100m² o conceito do projeto é utilizar o gás de combustão oriundo dos fornos de cimento para o cultivo de microalgas em biorreatores. Mesmo em baixa produção, desde o inicio o projeto já eliminou cerca de 60 kg de CO2 por mês da atmosfera até hoje com os experimentos de microalga.

“A InterCement é uma das empresas que mais investem em atitudes para se tornar cada vez mais sustentável e diminuir a emissão de carbono. Por isso, estamos trabalhamos em diversas frentes que buscam reduzir as emissões pela substituição de combustíveis. A principal delas é o caso do coprocessamento, por exemplo, onde substituímos o coque de petróleo na combustão dos fornos por biomassa”, afirma diretor de inovação da InterCement Carlos Massucato

Sobre a InterCement
A InterCement é uma das líderes na produção de cimento no Brasil e uma referência entre as empresas de perfil internacional do setor. Com sede em São Paulo, a companhia passa a contar com 35 fábricas de cimento e moagens distribuídas por seis países na África e América do Sul, incluindo a Loma Negra, a maior cimenteira da Argentina, onde possui controle acionário. Fundada em 1967, a empresa tem como missão “Crescer e desenvolver-se em conjunto com clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas e comunidades, direcionados por inovação, sustentabilidade e excelência operacional” e promove desenvolvimento local nas comunidades em que se insere por meio da ampla atividade do Instituto InterCement.

www.intercement.com
www.institute.intercement.com

FSB COMUNICAÇÃO – (11)3165-9561
Geral – intercement@fsb.com.br

Voltar