InterCement é destaque em lançamento de roadmap tecnológico para a Industria do Cimento

O documento traça metas de redução da pegada de carbono em até 35%, divididos em dois estágios um até 2030 e outro para 2050

Em abril, o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) lançou o Roadmap Brasil, um mapeamento tecnológico do cimento que traça as principais diretrizes e ações para a redução das emissões de gases poluentes na indústria cimenteira do país. Na ocasião, Carlos Massucato, diretor de Inovação P&D e Qualidade da InterCement esteve presente como palestrante e também foi um dos profissionais que contribuíram para o desenvolvimento do documento.

O material traça metas de redução em até 35% na emissão da pegada de carbono, sendo dividido em duas etapas: a primeira até 2030 e a segunda até 2050. “É importante citar que a indústria brasileira de cimento é uma das que apresenta os menores índices de emissões de gás carbônico do mundo por tonelada produzida, e queremos continuar liderando esse processo no futuro. O Brasil tem emissões 50% menores do que a média mundial”, explica Carlos Massucato.

Segundo dados das entidades participantes, enquanto a produção de cimento aumentou 273% entre 1990 e 2014 (de 26 para 71 milhões de toneladas), a curva da emissão de carbono cresceu 223% nesse intervalo, uma redução de 18% das emissões específicas (de 700 para 564 kg CO2 /t cimento). Por sua vez, o projeto vislumbra a possibilidade da indústria alcançar patamares da ordem de 375 kg CO2 /t cimento até 2050, uma redução de 33% com relação aos valores atuais.

Projetos para redução de CO2
Atualmente, o principal processo da InterCement para redução da emissão de CO2 na atmosfera é o coprocessamento, procedimento que consiste em utilizar biomassa para o aquecimento dos fornos das fabricas substituindo produtos químicos. Além disso, a empresa conta a biofixação de microalgas, onde por meio da fotossíntese e de processos de cultivo da planta com biorreatores conseguimos retirar CO2 do meio ambiente.

Além destes dois procedimentos, a InterCement também desenvolveu, em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP-SP), o LEAP (low emission advanced performance), denominado como um cimento verde ele possui o conceito baseado em diminuir a quantidade de ligante utilizado, a demanda de água no concreto e, mesmo assim, alcançar excelente desempenho.

Nos testes, foi comprovada sua eficiência em reduzir até 32% das emissões de gases que causam efeito estufa, que da mesma forma está sendo usado em testes em pequena escala a um produto final.

Evento de lançamento
O evento de lançamento foi realizado em Brasília, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), dia 03/04, e contou com 135 convidados, além da presença de diversas autoridades dos poderes executivo e legislativo, executivos da indústria do cimento e especialistas brasileiros e estrangeiros.

Entre os principais participantes estiveram presentes: Ricardo Salles, Ministro do Meio Ambiente, Alexandre Vidigal, Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Ricardo Cyrino, Secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Deputado Federal Arnaldo Jardim (PPS) – Coordenador da Frente Parlamentar de Economia Verde, Deputado Federal Enrico Misasi (PV) – Presidente da Frente Parlamentar para o Saneamento.

Sobre a InterCement
A InterCement é uma das líderes na produção de cimento no Brasil e uma referência entre as empresas de perfil internacional do setor. Com sede em São Paulo, a companhia passa a contar com 35 fábricas de cimento e moagens distribuídas por seis países na África e América do Sul, incluindo a Loma Negra, a maior cimenteira da Argentina, onde possui controle acionário. Fundada em 1967, a empresa tem como missão “Crescer e desenvolver-se em conjunto com clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas e comunidades, direcionados por inovação, sustentabilidade e excelência operacional” e promove desenvolvimento local nas comunidades em que se insere por meio da ampla atividade do Instituto InterCement.

www.intercement.com
www.institute.intercement.com

FSB COMUNICAÇÃO – (11)3165-9561
Geral – intercement@fsb.com.br

Voltar