Voluntariado amplia autoconfiança e melhora da saúde mental de colaboradores

Pesquisa realizada pela InterCement, segunda maior empresa de cimento no Brasil, com mais de 1.500 funcionários de cargos gerenciais e operacionais identificou benefícios como maior engajamento e confiança e desenvolvimento de competências das atividades de voluntariado.

A InterCement é referência em trabalho voluntário. No mundo, a companhia mobilizou 37% dos mais de 6.000 funcionários em 2019. Há quase uma década, implementa ações de voluntariado por meio do Instituto InterCement. São projetos mobilizantes e de impacto social para desenvolver as comunidades em nove estados brasileiros e outros quatro países (África do Sul, Argentina, Egito e Moçambique onde está presente).

Abaixo os principais resultados da sondagem:

– 90% dos respondentes disseram que sua autoconfiança havia melhorado

– Para 75%, a saúde mental tinha melhorado (menor ansiedade, depressão e/ou estresse)

– 87% dos respondentes da pesquisa afirmaram que desenvolveram tanto competências técnicas – planejamento, gerenciamento de pessoas, recursos e tempo, gerenciamento de projetos, e levantamento de fundos – quanto habilidades comportamentais – liderança, comunicação, networking, capacidade de motivar outras pessoas, resolução de problemas e trabalho em equipe

– 89% indicaram que se relacionam melhor com os colegas de trabalho

– 86% se sentem mais engajados com o trabalho desde que iniciaram o voluntariado

– 85% disseram que o programa lhes deu a oportunidade de dar exemplos de valores importantes para seus filhos

– 88% perceberam maior senso de engajamento com outros moradores de sua comunidade

A pesquisa, intitulada “Impacto e o valor do voluntariado corporativo: aprendendo com o Programa de Voluntariado da InterCement”, foi desenvolvida pela pesquisadora Frances Hansford, Phd de Oxford University.

Os resultados foram apresentados no webinar Bem Fazer, evento online do Instituto InterCement para celebrar o Dia Internacional do Voluntariado.

Voltar