Instituto InterCement: pelo desenvolvimento comunitário

O Instituto InterCement surge da convicção da InterCement de que seu papel, nas comunidades onde está presente, vai muito além da geração de valor na economia local com empregos e pagamento de impostos. A InterCement compreende que deve contribuir para a transformação cultural, social e econômica dessas comunidades.

Para tanto, criou o Instituto InterCement focado em ser um catalisador do potencial dessas comunidades. O Instituto, nesse contexto, atua como um agente de transformação social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais sustentável e inclusiva. Sob esses conceitos, foi sistematizada uma estratégia de atuação que, ao mesmo tempo, busca atrair todos os atores regionais relevantes (poder público local, instituições não governamentais, comunidades e profissionais) e formalizar um modelo de atuação simples e participativo. Assim, foram criadas três instâncias de participação, com eficácia comprovada ao longo do tempo. São eles:

– O Comitê de Incentivo ao Voluntariado e Interação com a Comunidade (CIVICO), formado por, no mínimo, cinco profissionais da InterCement, que orienta o planejamento e acompanha as ações de investimento social em cada localidade, funcionando como uma extensão do Instituto na unidade de produção. Os participantes passam por capacitações periódicas para desenvolver e aprimorar habilidades e competências necessárias para a mobilização social.

– O Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC) reúne representantes de organizações comunitárias locais, do poder público e da InterCement para desenhar e apoiar a realização de projetos que visam o desenvolvimento comunitário. O CDC tem o papel de orientar, planejar, acompanhar, mobilizar parcerias e recursos, e avaliar projetos e ações que promovam o contínuo desenvolvimento comunitário em sua localidade. Deve buscar ativamente a articulação e o relacionamento com os mais diversos setores no território para ampliar o impacto das ações.

– O Grupo de Ação Ideal Voluntário (GAIV) é formado espontaneamente por profissionais da InterCement que se reúnem para realizar ações de voluntariado em causas que lhe despertem o interesse. Além da destinação de recursos para um impulso inicial, o Instituto estabelece ou formata incentivos para que sua mobilização seja contínua, planejada e em grupo.

Esse desenho tem obtido excelentes resultados e contabilizamos, em todas as operações da empresa, 24 CDCs, 37 CIVICOs e 70 GAIVs, cada um atendendo demandas específicas de sua região. Nossa aspiração é fazer diferente e fazer a diferença. E esse modelo tem sido decisivo para a formação dessa capilaridade de atuação, tão importante para que o investimento social crie legado nas comunidades.

Confira no vídeo “Como fazemos o investimento social na InterCement” o depoimento de grandes engajadores sobre o tema nos diversos países onde estamos presentes. https://youtu.be/VNiJau53oeo

Voltar